sexta-feira, 7 de junho de 2013

Momentos de decisão (Diácono Mizael Nogueira)



João 4.4
MOMENTOS DE DECISÃO

INTRODUÇÃO


               É notável e fácil de entender que o tema abordado, pois a palavra que mais expressa e marca este texto é a palavra decisão.
O QUE SIGNIFICA DECISÃO?
É  resultado ou ato de decidir, coragem ou uma sentença após debate ou exame prévio.
A palavra DECISÃO, marca o texto mesmo que de uma forma subliminar através dos personagens: JESUS, A MULHER e JACÓ.  

I.                A DECISÃO DE JESUS


No verc.: 1 do cap. 4 de Joao, diz: Que o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido falar do que Jesus fazia e que ele batizava mais discípulos do que João.
A expressão BATIZAVA no grego significa tornar-se submerso e totalmente molhado.
DISCÍPULO: aluno de um professor, aprendiz de um mestre (um discípulo não vai ser para sempre um discípulo, mas um dia se tornará um mestre).
Esta expressão BATIZAVA MAIS DISCIPULO,  mostrava para os fariseus que as pessoas que paravam para ouvir Jesus estava mudando de vida, mudava a sua perspectiva de vida e a sua profissão de fé e dava a jesus total e sincera obediência aos seus ensinamentos, as pessoas estavam deixando de viver uma fé superficial para viver uma fé mais solida.
Então Jesus ao perceber que ali na Judéia já tinha muitos discípulos, resolver descer para Samaria onde tem uma estratégia ou toma uma Decisão de fazer um discípulo, que era a mulher e através deste discípulo entrar com o evangelho dentro da cidade de Samaria.
Veja os verc.: 3 e 4

II.             A DECISÃO DA MULHER


Observe que a mulher ela começa o seu dia tomando uma decisão: ir ao poço de Jacó, isso nos mostra um ciclo, de algo repetitivo; e é pra isso que Jesus esta ali pra mudar ciclo de conformidade que aquela mulher vivia. A bíblia não diz que esta mulher era uma prostituta porem ao ler percebe-se que suas atitudes declarava-se com atos de prostituição e adultério.
O interessante que ao tomar a decisão de ouvir Jesus ela começa e se apaixonar por ele, e transformada pelo poder da palavra daquele homem.
Aprendemos com a historia desta mulher é que deixamos muitas vezes de ser abençoado ou ser usados por Deus porque não temos nem a capacidade poder parar e ouvir o que ele tem a nos dizer.

III.           A DECISÃO DE JACÓ


Me chamou atenção o escritor dentro deste texto fazer questão de dizer no v.5 e 6 que a herdade e o poço  que estava na cidade de Sicar pertencia a um homem chamado Jacó; e me levou a pesquisar o que este homem havia feito para que o seu nome fosse lembrado depois de tantos anos. Foi ai que descobri em Gn.: 33 . 18-20, Jacó compra um pedaço de terra na cidade de Siquém das mãos do filho de Hamor pai de Siquem, e que naquele lugar ele levanta um altar e denomina o nome deste altar; ALTAR, O DEUS DE ISRAEL.
O que entendo com a decisão de Jacó, se não pararmos para centralizar Deus na nossa vida, levantar um altar dedicado ao Deus de Israel, e colocar Deus na prioridade da nossa vida, dificilmente nossa vida terá sentido e seremos um fracasso na vida espiritual.