domingo, 7 de abril de 2013

O QUE APRENDEMOS COM A HISTÓRIA DE JONAS?



O que aprendemos com a História de Jonas?

INTRODUÇÃO:
A HISTÓRIA DE JONAS:
Em determinados momentos da vida a Historia de Jonas, vai se confrontar com a nossa história.
A limitação da visão humana e a OMISSÃO aos propósitos maiores Deus impede o homem de comer o melhor da terra.
A DESOBEDIENCIA aos PROPOSITOS do Deus todo poderoso pode trazer consequências desastrosas não somente para a sua vida, mas também para a vida daqueles que o cercam: (família, emprego, filhos, esposa, no seu ministério e etc).

I – DEUS RECONHECE A AUTORIDADE DE JONAS NA TERRA


Observação: A Autoridade que a bíblia menciona não é para JULGAR PESSOAS mas para CONDENAR PECADO, DENUNCIAR.
Porque Deus Confia esta missão a Jonas?
Porque sendo Deus conhecedor de todas as coisas Deus sabia que Jonas iria se acovardar, mas mesmo assim confiou aquela missão.
Deus confiou esta missão a Jonas por dois motivos:
1º CREDIBILIDADE
2º EXPERIÊNCIA
CRITÉRIOS DE DEUS PARA ESTA MISSÃO
1º Autoridade, 2º Atitude de Servo e 3º Experiência.
No livro de II Reis 14.25 25 – “ Também este restituiu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate, até ao mar da planície; conforme a palavra do SENHOR Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas, filho do profeta Amitai, o qual era de Gate-Hefer”.
Jonas só foi escolhido para esta missão , porque ele tinha um curriculum exemplar, ele já havia experimentado  o ato de profetizar. Deus não estava enviando algem que não tinha nenhuma experiência, Jonas havia profetizado para o seu povo , mas deus esta querendo elevar o nível de Jonas, levar ele para um patamar maior.

II – Deus mandou um GRANDE VENTO que no mar transformou-se numa GRANDE TEMPESTADE. (V.4)


·        v.1 e v.2 -  Deus fala com Jonas (ler) -  Deus deu 2 ordens para ele 1º LEVANTAR e 2º ir a cidade de NINIVE e CLAMAR CONTRA ELA, porque a sua MALICIA havia subido ate a DEUS.
·        v.3 – jonas cumpre uma parte do que DEUS disse (ele levantou e foi para JOPE -  comprou uma passagem para TARSIS que era totalmente Oposta.
·        Deus permitiu que o vento entrasse em ação e provocasse uma tempestade.

·        V.5 - Pessoas jogaram as suas fazendas.  v.5 (existem pessoas que não se preocupa com o VENTO e querem resolver quando tudo se transforma em TEMPESTADE. Outros jogam tudo no mar tudo que eles tem de mais importante.
·        Quando a tempestade chega o que esta no OCULTO se REVELA. (v.5  - o coração daqueles homens esta cheio de IDOLOS, deuses, e vendo eles que não resolvia o problema  jogaram as suas fazendas.
 “O VENTO provocou uma TEMPESTADE;
E revelou o que havia dentro dos corações”

III – JONAS NÃO VIU O VENTO.  v.12


·        v.4 -  diz que O Senhor mandou o GRANDE VENTO no mar e provocou uma GRANDE TEMPESTADE
(talvez foi o vento que destruir as velas do navio impedindo o percurso do navio, e quando chegou a tempestade destruiu o sonhos de  muitas pessoas).
·        PERCEPÇÃO – temos que ter a percepção do vento quando se aproxima, para que mais tarde não se transforma em tempestade.
·        O CAPITÃO- de uma forma figurada o capitão teve participação na TEMPESTADE, porque vendeu a passagem para Jonas sem ver os antecedentes. Verc. 8 ( TEMOS QUE SABER O QUE COLOCAMOS NO NOSSO NAVIO, PORQUE UMA DEVISÃO ERRADA PODE LEVAR O NAVIA AO NAUFRAGIO).

CONCLUSÃO

 IV – TODOS SABEMOS A HORA DE SE LANÇAR AO MAR.  V.12


Tudo que é lançando ao mar se resolve
·        Jonas sabia que a solução era ele ser lançado ao mar , ele só não teve coragem e precisou ser ajudado por algumas pessoas . v.12
·        Quando ele foi lançado no mar a fúria do mar cessou e se lembrou de Jonas e enviou um peixe para que o tragasse e enviasse ao destino correto.


Sem comentários:

Enviar um comentário